A sobrecarga da mulher

A sobrecarga da mulher…(homem, esse texto também é para você).

Desde que o mundo é mundo a mulher tem uma sobrecarga diferente, afinal são muitas frentes que foram destinadas à ela juntamente com a responsabilização da gestão de um lar.

Com isso, crescemos com a sementinha de “nada é o suficiente” e “não estou dando conta”, afinal sempre presenciamos as figuras femininas na busca de fazer tudo e se responsabilizando por várias áreas.

E não precisamos ir muito longe para perceber isso, basta conversar com as mulheres ao seu redor e contestar que infelizmente é algo comum, em todas as famílias.
Não importa o quanto faça, nunca é o suficiente, é um eterno looping de “fazer, fazer e fazer”. O dia mal começou e com ele já vem uma enxurrada de informações do que precisa ser feito e basta abrir as redes sociais para que a comparação apareça e drene sua energia, fazendo com que a autocobrança caminhe contigo.
E pra onde tudo isso está te levando?

Uma pergunta tão pequenina, mas que vale tanto refletir sobre isso, não fuja, por mais desconfortável que seja, se permita pensar e analisar o quanto sua autocobrança e o peso de ter que dar conta está impactando na sua vida.

Homem, você deve estar lendo e pensando:
“mas, eu ajudo em casa”
“minha mulher não pede ajuda”
“eu trabalho fora e não tenho tempo”
“eu não sei fazer como ela”
Entre inúmeros etc
Mas, querido: não é sobre ajudar, é sobre fazer a sua obrigação.
Estamos cansadas de pedir ajuda, e ouvir “depois eu faço”, assuma sua responsabilidade e faça o que precisa ser feito, não espere ser solicitado, simplesmente faça.
Não existe tarefa da mulher e do homem.

Olhe para sua mulher, na realidade olhe para todas as mulheres que tem na sua vida: mãe, avós, tias, primas, irmãs, namorada/noiva/esposa e ajude-a a quebrar a crença de que ela tem que fazer tudo sozinha, mostre que está ali para ela.

E mulher: permita-se ser cuidada, se essa carga estiver te trazendo prejuízos chegou o momento de investir no cuidado com a sua saúde mental, afinal, na terapia você aprenderá a flexibilizar, se colocar como prioridade e gerir melhor seu tempo de forma que isso não te sobrecarregue.

Conte comigo!
Com carinho, Camilla

Gostou do conteúdo?
Compartilhe agora: